Por que não devemos subestimar as ciências básicas na formação e na prática profissional de médicos veterinários? – Meirelles, D. V. (2024)
por Daniella Viveiros Meirelles, Médica Veterinária (Centro Universitário de Viçosa – Univiçosa), Mestre Medicina Veterinária (UFV), Doutorando e Representante Discente Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFV. Currículo Lattes.
Publicado em 23 de outubro de 2024.
Antes de tentar te convencer sobre a relevância das DISCIPLINAS BÁSICAS para a sua formação e/ou para a sua prática profissional, vamos discutir sobre algumas disciplinas que compõem as Ciências Básicas na área da Saúde…
As Ciências Básicas são aquelas que englobam os estudos que dão sustentação à formação de diversas áreas do conhecimento (Cárnio, 2011). Nos cursos de graduação como Medicina Veterinária, Enfermagem, Odontologia, Medicina e outros da área da saúde, o Ciclo Básico das grades curriculares inclui conteúdos teóricos e práticos sobre processos moleculares e celulares, morfofisiologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, genética, farmacologia, entre outros (Brasil, 2019; 2018; 2014; Brasil, 2001).
Desse modo, disciplinas como Fisiologia e Histologia – que são o foco deste espaço – têm grande importância no início e ao longo de toda a construção acadêmica e profissional de médicos veterinários. São disciplinas como essas que fornecem o alicerce teórico-prático necessário para as disciplinas consideradas do Ciclo Profissionalizante na Medicina Veterinária, como, por exemplo, Clínica, Técnica Operatória, Cirurgia, Inspeção de Produtos de Origem Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública (Brasil, 2019). Ou seja:
SEM BASE, NÃO HÁ A APLICAÇÃO!!!
Ao iniciar o curso de graduação, muitos estudantes dos cursos da área da saúde, ficam ansiosos para “pular” a etapa inicial de sua formação com o objetivo de ter contato direto com atendimentos clínicos, cirúrgicos, realizarem exames laboratoriais ou realizarem estudos científicos. No entanto, não se atentam que, para chegar lá, os conhecimentos básicos serão a bússola norteadora de toda a sua construção profissional.
Se você deseja realmente seguir na área da Saúde, entender a Fisiologia te auxiliará a resolver problemas reais em diferentes contextos clínicos, laboratoriais e de aprendizado durante a faculdade (Silverthorn, 2017). Como aponta Costanzo (2014, p.14), “a Fisiologia é a base da prática médica”.
Ela estuda o funcionamento normal do organismo e é uma ciência integrativa. Portanto, ela engloba o estudo e a investigação de diferentes níveis de organização biológica que, por sua vez, perpassam os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas básicas, como Biologia Celular, Molecular até a Ecologia (Silverthorn, 2017; Klein, 2014), como apresentado na Figura 1.
Figura 1: Os conteúdos de estudo da Fisiologia e sua associação com outras disciplinas básicas de relevância (Fonte: Silverthorn, 2017).
Seja como graduando ou como profissional, desenvolver a sua capacidade de aprendizagem autodirigida e habilidades como análise e pensamento críticos, integração e síntese de informações serão de grande valor (Brasil, 2019; Jennings, 2007), e o estudo da fisiologia poderá fornecer tais fundamentos desde o início de sua formação.
Quer um exemplo aplicado? Se você tem interesse em atuar ou atua em Clínica Médica de Cães e Gatos, entender os mecanismos fisiológicos de absorção de moléculas de glicose no organismo animal, bem como no sistema renal, e entender a fisiologia endócrina associada ao pâncreas, te ajudará a compreender os sinais clínicos de um animal com diabetes mellitus; a definir o manejo terapêutico adequado caso ele venha a apresentar os “4P’s da diabetes” e glicosúria (Dukes, 2017; Nelson e Couto, 2015), bem como te fornecerá o embasamento científico para explicar ao tutor o que está acontecendo ou pode vir a acontecer com o pet diabético.
E a Histologia nessa conversa? Ela estuda e oferece informações sobre a estrutura e a função dos tecidos, sejam esses vegetais ou animais. Com base na coleta de um material tecidual de interesse, ao realizar seu corte, sua coloração e observação ao microscópio, somos capazes de analisar as células e seu arranjo nos diferentes tecidos que formam os órgãos, que nos proporcionarão dados cruciais para diagnósticos clínicos; exames forenses, necropsias; pesquisas científicas; bem como para práticas educacionais das disciplinas curriculares de Histologia e Patologia (Calado, 2019; Hussein et al., 2015; Musumeci, 2014).
Com os conhecimentos práticos e teóricos da Histologia – área esta que se interliga diretamente à Anatomia e à Biologia Celular, e oferece base para a Patologia -, você será capaz de reconhecer a normalidade dos tecidos biológicos, analisando sua estrutura, organização e função nos diferentes órgãos dos animais. Com isso, quando você examinar uma biópsia ou amostra tecidual de um animal com suspeita de neoplasia, você terá base suficiente para identificar alterações na morfologia celular, como desorganização tecidual, aumento da relação núcleo-citoplasma e presença de mitoses anormais, que são fatores relevantes no diagnóstico, no tratamento e no prognóstico dessa enfermidade. A análise histológica dessas alterações permitirá classificar o tipo e a agressividade do tumor.
Sem mais delongas, os conhecimentos compartilhados e adquiridos nas Ciências Básicas, como conhecimentos fisiológicos e histológicos, são e devem ser aplicados nos mecanismos de doenças, no diagnóstico, tratamento e prognósticos destas por médicos veterinários. No entanto, para que não mais subestimemos as Ciências Básicas na formação e na prática profissional de profissionais da saúde, outros debates se fazem necessários, como:
• a maior integração das disciplinas do Ciclo Básico com o Ciclo Profissionalizante dos cursos superiores da área da saúde;
• e maiores investimentos em educação e pesquisa para que haja maior incentivo à prática docente e maior realização/divulgação de pesquisas das Ciências Básicas para que haja maior valorização dos conhecimentos atribuídos a essas ciências.
Mas isso é papo para outra hora. Reflita apenas que negligenciar essas disciplinas básicas pode dificultar a sua tomada de decisão de forma qualificada, limitar a sua prática clínica dependente de evidências científicas e o seu raciocínio crítico, privar a oferta de um atendimento mais holístico aos seus pacientes e talvez te impedir de alcançar uma oportunidade valiosa de emprego por falta de certos conhecimentos básicos.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 15 de agosto de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 158, p.199-202, ago., 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 803/2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 59, jun., 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, pp. 8-11, jun., 2014.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3/2001. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 37, nov., 2001.
CALADO, A. M. História do ensino de Histologia. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 20 (especial), p. 455-466, 2019. doi: 10.23925/2178-2911.2019v20espp455-466.
CÁRNIO, E. C. As ciências básicas e a enfermagem [Editorial]. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 19, n. 5, set.-out., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/5b3GQD5ccwK4NNFX4ySTThL/?format=pdf&lang=pt Acessado em: 17 de outubro de 2024.
COSTANZO, L.S. Fisiologia. 5ed. Rio de Janeiro: Elsevier; p.14, 2014.
DUKES, H. H. Fisiologia dos animais domésticos. 13. ed. Tradução de William O. Reece. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. (Título original: Dukes’ Physiology of Domestic Animals, 13th ed., 2015).
HUSSEIN, I. H. et al. Once Upon a Microscopic Slide: The Story of Histology. J Cytol Histol, v. 6, n. 6, p. 377, 2015). doi: 10.4172/2157-7099.1000377.
JENNINGS, S. F. Personal development plans and self-directed learning for healthcare professionals: are they evidence based? Postgrad Med J., v. 83, n. 982, p. 518-524, ago., 2007.
KLEIN, B.G. Cunningham: Tratado de fisiologia veterinária. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 624p., 2014.
MUSUMECI, G. Past, present and future: overview on histology and histopathology. J Histol Histopathol., 1:5., 2014. doi: 10.7243/2055-091X-1-5.
SILVERTHORN, D. U. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.